sábado, 9 de agosto de 2014

Festival das Cerejeiras

Olá,

Eita semaninha estranha esta que passou. Ando bastante preocupada, prazos para cumprir e greve na Universidade de São Paulo, para quem acompanha os jornais sabe que a situação não está nada confortável. Entretanto, entre todas as dificuldades continuamos a caminhada na esperança de dias melhores.
Enquanto isso, dando continuidade na vida, final de semana passado fui ao Festival das Cerejeiras no Parque do Carmo, que fica na zona Leste paulistana. Evento famoso aqui na cidade durante o inverno. 
As cerejeiras são um símbolo da cultura japonesa, assim o evento reúne natureza e a tradição desse país. A imigração japonesa teve grande influência em São Paulo, portanto o evento tem um significado importante para uma cidade que recebeu tantos povos do mundo e pessoas de todas as regiões do país. 
Em resumo gostei muito de ver uma cidade reunida para ver flores! As cerejeiras dão um show de delicadeza cor-de-rosa que me renderam lindas fotos. Além disso, teve várias apresentações de dança e música típicas. 
Entretanto, algumas observações devem ser mencionadas. O evento estava muito cheio, nunca vi tantas pessoas na minha vida! Filas quilométricas para comer e usar os banheiros, portanto não sei até que ponto o Parque suporta receber tanta gente. A mídia também serviu de reforço para superlotar o lugar. 
Com relação ao lixo que era a questão que mais me preocupava fiquei satisfeita de ver que pelo menos no bosque das Cerejeiras, havia sacos em muitas árvores e não vi lixo espalhado. Entretanto, o maior problema foi que muitas pessoas quebravam galhos das árvores para levar as flores. Como sempre, ainda temos problemas educacionais de comportamento e respeito a natureza. 
Uma lição podemos aprender com os japoneses: como uma árvore reuni um país. Gostaria muito de ver brasileiros unidos para ver ipês, paineiras dentre tantas outras nativas espetaculares que temos aqui.
No fim do dia cheguei a conclusão óbvia de que a cidade está na mais absoluta carência de espaços verdes. A maior questão que me levou ao evento foi para observar como era a sensibilização das pessoas e o quanto os parques urbanos podem mobilizar a população para questões ambientais. Por isso, tenho ido e participado de vários eventos nos parques paulistanos. A ideia é amadurecer isso para estudar governança no doutorado e entender como os atores sociais podem se mobilizar e participar na formulação de políticas públicas ambientais. Enfim, vários planos para fazer a minha pequena parte neste planeta, da melhor forma possível! 




                                E claro não faltaram discursos políticos do nosso atual prefeito. Porque onde há gente reunida há política por traz!










                                Além das cerejeiras os líquens eram outro espetáculo a parte que mereciam fotos!




Um Ótimo Final de Semana!

3 comentários:

  1. Preocupações, quem não as tem? Mas as flores ajudaram,não? Lindas cerejeiras!Adorei e deve ter sido uma linda festa! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. As graves dão uma dor de cabeça para quem precisa dos serviços,o festival estava
    lindo adoraria estar lá.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. "Ontem foi embora.Amanhã ainda não veio. Temos somente hoje, comecemos!!!Qualquer ato
    de amor, por menor que seja, é um trabalho pela paz" (Madre Teresa de Calcutá)
    Um grande abraço, Marie.

    ResponderExcluir