sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Flores

Olá à todos,

Essa semana lembrei do blog, pois estava mexendo nos meus arquivos botânicos e claro aproveitei para fazer uma postagem. Estou com muitas fotos de plantas arquivadas. É uma peninha deixá-las sem compartilhar. Por isso, abaixo vai uma seleção de plantas que já cultivei aqui em casa desde que comecei a jardinar e trabalhar com elas.


Aguapé – Eichhornia crassipes




Flor-do-Garujá- Turnera ulmifolia














Torênia – Torenia fournieri

Calanchoê – Kalanchoe blossfeldiana



Coração Sangrento -  Cleorodendron x speciosum




Cuféia – Cuphea gracilis

Epidendro – Epidendrum spp


Um ótimo fim de semana ;)























terça-feira, 9 de setembro de 2014

Ipê Amarelo

Olá,

Passadinha rápida para postar o que estava esperando...demorou mas desabrochou! Mais um ano e mais uma floração do ipê amarelo da calçada da minha casa.








Handroanthus albus

Desculpem a falta de tempo para postar e visitar blogs amigos, mas fim do ano os prazos estão começando a apertar. Espero não sumir ;)

Uma ótima semana à todos

domingo, 24 de agosto de 2014

São Roque

Olá,

Hoje só vim para uma passagem rápida. Ultimamente é trabalho, trabalho e mais trabalho...ufa! Mas neste domingo tirei uma folguinha misturada com trabalho rs! Enfim fui visitar um sítio de um cliente em São Roque uma cidadezinha no interior paulista super perto de São Paulo. Esta cidade faz parte do circuito do vinho! Fiz umas fotos da natureza do lugar no sítio e claro depois fui passear. 
O bonito foi ver que as paineiras (Ceiba speciosa) do lugar, uma das minhas espécies arbóreas favorita estava produzindo paina que voava ao sabor dos ventos, além disso os ipês amarelos (Handroanthus albus) da cidade estavam todos floridos. Um espetáculo aos olhos de qualquer amante da natureza!





Imaginem esses chumaços de algodão voando em um dia de céu azul


Além da paina vários tipos de sementes, essa eu achei a coisinha mais linda!




E no fim do dia uma paradinha numa doceria do centro. Combinação perfeita juntar doces e natureza!

Um ótimo início de semana! 

sábado, 9 de agosto de 2014

Festival das Cerejeiras

Olá,

Eita semaninha estranha esta que passou. Ando bastante preocupada, prazos para cumprir e greve na Universidade de São Paulo, para quem acompanha os jornais sabe que a situação não está nada confortável. Entretanto, entre todas as dificuldades continuamos a caminhada na esperança de dias melhores.
Enquanto isso, dando continuidade na vida, final de semana passado fui ao Festival das Cerejeiras no Parque do Carmo, que fica na zona Leste paulistana. Evento famoso aqui na cidade durante o inverno. 
As cerejeiras são um símbolo da cultura japonesa, assim o evento reúne natureza e a tradição desse país. A imigração japonesa teve grande influência em São Paulo, portanto o evento tem um significado importante para uma cidade que recebeu tantos povos do mundo e pessoas de todas as regiões do país. 
Em resumo gostei muito de ver uma cidade reunida para ver flores! As cerejeiras dão um show de delicadeza cor-de-rosa que me renderam lindas fotos. Além disso, teve várias apresentações de dança e música típicas. 
Entretanto, algumas observações devem ser mencionadas. O evento estava muito cheio, nunca vi tantas pessoas na minha vida! Filas quilométricas para comer e usar os banheiros, portanto não sei até que ponto o Parque suporta receber tanta gente. A mídia também serviu de reforço para superlotar o lugar. 
Com relação ao lixo que era a questão que mais me preocupava fiquei satisfeita de ver que pelo menos no bosque das Cerejeiras, havia sacos em muitas árvores e não vi lixo espalhado. Entretanto, o maior problema foi que muitas pessoas quebravam galhos das árvores para levar as flores. Como sempre, ainda temos problemas educacionais de comportamento e respeito a natureza. 
Uma lição podemos aprender com os japoneses: como uma árvore reuni um país. Gostaria muito de ver brasileiros unidos para ver ipês, paineiras dentre tantas outras nativas espetaculares que temos aqui.
No fim do dia cheguei a conclusão óbvia de que a cidade está na mais absoluta carência de espaços verdes. A maior questão que me levou ao evento foi para observar como era a sensibilização das pessoas e o quanto os parques urbanos podem mobilizar a população para questões ambientais. Por isso, tenho ido e participado de vários eventos nos parques paulistanos. A ideia é amadurecer isso para estudar governança no doutorado e entender como os atores sociais podem se mobilizar e participar na formulação de políticas públicas ambientais. Enfim, vários planos para fazer a minha pequena parte neste planeta, da melhor forma possível! 




                                E claro não faltaram discursos políticos do nosso atual prefeito. Porque onde há gente reunida há política por traz!










                                Além das cerejeiras os líquens eram outro espetáculo a parte que mereciam fotos!




Um Ótimo Final de Semana!

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Hortinha Caseira

Olá,

Semaninhas cansativas essas passadas...super ocupada com o trabalho do mestrado terminando de levantar os dados e começando a elaborar o texto da dissertação, por isso já ando um pouco sumidinha! Mas como não consigo viver sem minhas plantas, já arrumei o que fazer! Na semana passada resolvi reformar o cantinho das ervas que estava muito descuidado. Aqui em casa cozinhamos muito e ervas frescas não pode faltar não é mesmo!
Além das ervas também plantei morangos e um pé de tomatinho. Ambos já começaram a produzir e fiquei super contente e ansiosa para começar a colher. O engraçado é que o morango está em um vasão e uma vez ao receber a visita de uma amiga aqui em casa ela me perguntou: Nossa mas dá o fruto plantado assim? A imagem aí de baixo já comprova tudo, logicamente não será uma alta produção, mas já fico satisfeita de ter alguns frutinhos dando diretamente do meu jardim. 
Agradeço imensamente os comentários das minhas queridas colegas de blog na última postagem e até fiquei surpresa que os anões não assustaram muito :) 










Ervas plantadas

Alfazema
Alecrim 
Cebolinha
Hortelã
Manjericão
Pimenta
Salsinha
Tomilho

Um ótimo início de semana!

domingo, 6 de julho de 2014

Anões de Jardim

Olá,

Hoje vou fazer uma postagem que talvez não agrade muito, pois muitos consideram a maior cafonice para se ter em um jardim! 
Semana passada fui ao ceagesp e parei numa banca que vendia os famosos anões e duendes de jardim. Naquele momento meus olhinhos brilharam e achei que aquelas criaturinhas lúdicas ficariam felizes habitando no meu jardim. Não resisti e me entreguei ao "clichê dos jardins" rsrsrs!









Logicamente espalhei meus meninos em lugares estratégicos ou seja em cantinhos escondidos, assim para achá-los o visitante tem que prestar mais atenção onde olha, se não a brincadeira não teria graça. 

Quem parece não ter gostado muito das novas companhias foi minha cachorra, a Sofia. 


Ela sempre se embrenha nos canteiros e derruba eles. Como podem ver ela tem uma cara bem invocadinha!
Se a lenda é verdade que eles criam vida quando não estamos olhando, a Sofia realmente não deve estar nada feliz com os novos amiguinhos rs

Beijos e uma ótima semana :)
Sorte para a seleção na terça!

domingo, 15 de junho de 2014

Continuando a passarinhar

Olá,

Dando continuidade a última postagem, hoje vou mostrar mais visitantes aqui do jardim, ainda mais agora que estou começando a aprender a identificá-los. Esses bichinhos aí de baixo são visita frequente na minha varanda. Minha mãe costumava chamá-los carinhosamente de "piticos", mas seu nome popular é cambacica, e o científico é Coereba flaveola. Coloquei uma foto do folheto das aves que poderiam ser vistas na caminhada do Butantan e esta espécie estava na lista. A primeira foto tirei a dois anos atrás e só agora postei, como podem ver espero melhorar as minhas fotografias desses bichos daqui para o fim do ano.








Um grande abraço a todos e uma ótima semana, com vitória brasileira :)

domingo, 1 de junho de 2014

Passarinhando

Olá,

Dominguinho frio e chuvoso aqui em sampa, mas nem o tempo atrapalhou o dia. 
Hoje acordei 5 horas da matina para passarinhar. Vocês sabem o que é isso?
Passarinhar é simplesmente sair a campo para observar aves, como podem ver atividade já feita por muitos blogueiros, principalmente os jardinistas de plantão como eu. Vou contar-lhes como fui passarinhar.
Tudo começou com o comedouro aqui do jardim em forma de casinha, que já fiz uma postagem, mas só para lembrar é este aí de baixo


O intuito era já ter mostrado vários pássaros, mas só recentemente consegui minha primeira foto, que foi a de um Pitangus sulphuratus, popularmente conhecido como bem-te-vi.

Constantemente tenho recebido a visita de rolinhas, pardais, sábias e beija-flores (estes vem por causa de algumas flores, principalmente a romã) e claro bem-te-vis, entretanto apanho para fotografá-los especialmente das rolinhas rs.
Até que por intermédio de colegas da faculdade soube de uma atividade no Instituto Butantan, daqui de São Paulo 
(http://www.butantan.gov.br/home/fundacao_butantan.php), que era justamente para passarinhar. Foram dois dias, ontem para uma aula introdutória e hoje uma saída de campo. Os responsáveis foram o Luciano Lima e o Luccas Longo, além de claro toda uma equipe do Butantan. Pessoas com uma grande sabedoria e  também muito bacanas. 


 As fotos das aves ficaram complicadas, pois terei que comprar uma máquina pelo menos semi-profissional, além de é claro um binóculos que pretendo providenciar na próxima saída.




Não podia faltar flores é lógico, ainda mais margaridas minhas preferidas!


Essas são algumas espécies que poderiam ser identificadas. As observadas por mim hoje foram:

Brotogeris tirica - periquito-rico
Accipiter strictus - gavião-miúdo
Pitangus sulphuratus - bem-te-vi

Megarynchus pitangua - neinei
Diopsittaca nobilis - maracanã-pequena
Patagioenas picazuro - asa-branca
Celeus flavescens - pica-pau-de-cabeça-amarela
Leptotila verreauxi - juriti-pupu
Basileuterus culicivorus - pula-pula


Fico por aqui, recomendando a todos uma atividade que faz bem para o corpo e para alma!

Uma ótima semana :)

sábado, 17 de maio de 2014

O Outro Lado do Lar

Olá,

Eita semaninha complicada, cheia de trabalhos da faculdade e ainda por cima com uma gripe chatissíma, mas mesmo assim sem deixar de dar uma passadinha para postar. Hoje aproveito para mostrar algo que não tinha mostrado antes que é a área da varanda. Sempre postei o corredor, mas também tenho muitas plantas  na varanda para serem mostradas. Além disso, é uma das áreas favoritas da casa, muitas vezes eu e meus pais tomamos café da manhã e almoçamos nela. É um lugar bem agradável!







Bom final de semana à todos :)

domingo, 11 de maio de 2014

Jardim Botânico de São Paulo

Olá

Primeiramente um Feliz dia das Mães para todas as minhas colegas de blog mamães :)
Domingo friozinho em São Paulo, dia de almoço para parabenizar as mulheres da família. A postagem de hoje vai em homenagem é claro a minha mãe.
Bom semana passada fomos eu ela e meu pai ao Jardim Botânico de São Paulo. Há muito tempo queria levar eles lá, afinal todo jardinista que se preze tem que ir a um passeio desses. Como sei que muita gente que visita o blog não é de São Paulo, dou aí uma palhinha, para quando alguém vier fazer uma visita a cidade ter uma boa dica de passeio. Nem preciso dizer que o lugar é muito lindo e de encher os olhos :)
Abro aqui também um novo marcador no blog para postar jardins para se visitar em SP. Espero que gostem!













Primeira estufa: vegetação Cerrado



Segunda estufa: Mata Atlântica

















































 Uma ótima Semana à Todos