sábado, 2 de abril de 2011

Plantas Invasoras

Olá para todos!



Todas as vezes que olhamos para o nosso jardim, sempre reparamos o crescimento de algumas plantinhas novas, que não foram plantadas por nós. Essas plantas invasoras mais conhecidas como pragas de jardim crescem sem serem convidadas e competem por nutrientes com as plantas que estamos cultivando. Por serem muito adaptadas ao meio ambiente, as invasoras possuem vantagens na competição, por isso, sempre devemos fazer o controle delas para evitar que se disseminem no nosso jardim.

Nos últimos dias fiquei pensando sobre as invasoras, e reparei que elas receberam uma fama injusta por muitas pessoas. A maioria dos meus conhecidos, só pensam em exterminar as vilãs, sem refletir um segundo no papel desempenhado por essas plantas na Natureza. Não existe nenhuma planta feia e ruim. Elas podem só estar crescendo em locais inadequados.

A maioria das plantas invasoras é pioneira, ou seja, são as primeiras a ocuparem áreas de solo exposto, onde não há vegetação, portanto são as responsáveis pela recuperação de áreas que sofreram catástrofes naturais ou degradação por atividades humanas.

Beleza é uma questão de ponto de vista e o fundamental é percebermos, que na Natureza todos possuem o seu papel.

Algumas das plantas invasoras que crescem no meu jardim:


Oxalis sp - Trevo



Taraxacum officinale - Dente-de-leão

Essa cresceu no meio do concreto da minha calçada



Pilea microphylla - Brilhantina

A florida bonitinha eu não sei o nome procurei mas infelizmente não achei


Beijos a todos e um ótimo fim de semana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário