Todas as vezes que olhamos para o nosso jardim, sempre reparamos o crescimento de algumas plantinhas novas, que não foram plantadas por nós. Essas plantas invasoras mais conhecidas como pragas de jardim crescem sem serem convidadas e competem por nutrientes com as plantas que estamos cultivando. Por serem muito adaptadas ao meio ambiente, as invasoras possuem vantagens na competição, por isso, sempre devemos fazer o controle delas para evitar que se disseminem no nosso jardim.
Nos últimos dias fiquei pensando sobre as invasoras, e reparei que elas receberam uma fama injusta por muitas pessoas. A maioria dos meus conhecidos, só pensam em exterminar as vilãs, sem refletir um segundo no papel desempenhado por essas plantas na Natureza. Não existe nenhuma planta feia e ruim. Elas podem só estar crescendo em locais inadequados.
A maioria das plantas invasoras é pioneira, ou seja, são as primeiras a ocuparem áreas de solo exposto, onde não há vegetação, portanto são as responsáveis pela recuperação de áreas que sofreram catástrofes naturais ou degradação por atividades humanas.
Beleza é uma questão de ponto de vista e o fundamental é percebermos, que na Natureza todos possuem o seu papel.
Algumas das plantas invasoras que crescem no meu jardim:
Oxalis sp - Trevo
Taraxacum officinale - Dente-de-leão
Essa cresceu no meio do concreto da minha calçada
Pilea microphylla - Brilhantina
A florida bonitinha eu não sei o nome procurei mas infelizmente não achei
Beijos a todos e um ótimo fim de semana!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário