domingo, 15 de junho de 2014

Continuando a passarinhar

Olá,

Dando continuidade a última postagem, hoje vou mostrar mais visitantes aqui do jardim, ainda mais agora que estou começando a aprender a identificá-los. Esses bichinhos aí de baixo são visita frequente na minha varanda. Minha mãe costumava chamá-los carinhosamente de "piticos", mas seu nome popular é cambacica, e o científico é Coereba flaveola. Coloquei uma foto do folheto das aves que poderiam ser vistas na caminhada do Butantan e esta espécie estava na lista. A primeira foto tirei a dois anos atrás e só agora postei, como podem ver espero melhorar as minhas fotografias desses bichos daqui para o fim do ano.








Um grande abraço a todos e uma ótima semana, com vitória brasileira :)

domingo, 1 de junho de 2014

Passarinhando

Olá,

Dominguinho frio e chuvoso aqui em sampa, mas nem o tempo atrapalhou o dia. 
Hoje acordei 5 horas da matina para passarinhar. Vocês sabem o que é isso?
Passarinhar é simplesmente sair a campo para observar aves, como podem ver atividade já feita por muitos blogueiros, principalmente os jardinistas de plantão como eu. Vou contar-lhes como fui passarinhar.
Tudo começou com o comedouro aqui do jardim em forma de casinha, que já fiz uma postagem, mas só para lembrar é este aí de baixo


O intuito era já ter mostrado vários pássaros, mas só recentemente consegui minha primeira foto, que foi a de um Pitangus sulphuratus, popularmente conhecido como bem-te-vi.

Constantemente tenho recebido a visita de rolinhas, pardais, sábias e beija-flores (estes vem por causa de algumas flores, principalmente a romã) e claro bem-te-vis, entretanto apanho para fotografá-los especialmente das rolinhas rs.
Até que por intermédio de colegas da faculdade soube de uma atividade no Instituto Butantan, daqui de São Paulo 
(http://www.butantan.gov.br/home/fundacao_butantan.php), que era justamente para passarinhar. Foram dois dias, ontem para uma aula introdutória e hoje uma saída de campo. Os responsáveis foram o Luciano Lima e o Luccas Longo, além de claro toda uma equipe do Butantan. Pessoas com uma grande sabedoria e  também muito bacanas. 


 As fotos das aves ficaram complicadas, pois terei que comprar uma máquina pelo menos semi-profissional, além de é claro um binóculos que pretendo providenciar na próxima saída.




Não podia faltar flores é lógico, ainda mais margaridas minhas preferidas!


Essas são algumas espécies que poderiam ser identificadas. As observadas por mim hoje foram:

Brotogeris tirica - periquito-rico
Accipiter strictus - gavião-miúdo
Pitangus sulphuratus - bem-te-vi

Megarynchus pitangua - neinei
Diopsittaca nobilis - maracanã-pequena
Patagioenas picazuro - asa-branca
Celeus flavescens - pica-pau-de-cabeça-amarela
Leptotila verreauxi - juriti-pupu
Basileuterus culicivorus - pula-pula


Fico por aqui, recomendando a todos uma atividade que faz bem para o corpo e para alma!

Uma ótima semana :)