quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Lesmas

Olá para todos!
Depois de ter postado tantas coisas bonitas, hoje vou postar sobre um bichinho que muitas pessoas acham nojento, que são as lesmas.
Quem cultiva plantas sabe muito bem, que pragas e doenças são infelizmente acontecimentos comuns na jardinagem, por isso para manter nossas amigas saudáveis precisamos sempre estar em alerta.
Bom, dito tudo isso, agora eu quero que vocês se lembrem dos lindos amores-perfeitos que postei no mês de agosto. Os meus queridos provavelmente vieram cheios de ovos de lesmas que eclodiram infestanto os meu vasos.
Para controlar a infestação usei um método de controle bastante simples que aprendi no curso de jardinagem. O procedimento consiste em embeber um pano ou estopa em cerveja, pois a bebida é um grande atrativo para as lesmas.
Aqui em casa eu cortei copinhos descartáveis e coloquei um pouco da bebida. As armadilhas foram colocadas nos vasos e parece estar dando bons resultados, pelo menos é o que espero.

sábado, 21 de agosto de 2010

Dendróbio

Essa semana descobri uma nova orquídea no meu jardim que não havia reparado antes, porque nunca tinha visto a sua floração. Se trata de um dendróbio popularmente conhecido como olho-de-boneca.
Procurei algumas informações a seu respeito e fiquei sabendo que é a mais popular de todas as orquídeas, devido a sua rusticidade e facilidade de cultivo.
Todos os dendróbios são epífitos, por esse motivo podem ser cultivados sobre os troncos de árvores. Aqui em casa ela está vivendo no tronco de uma das minhas primaveras junto com algumas bromélias. Eu só sei de uma coisa: achei mais uma bela planta no meu jardim!






Dendrobium nobile

Bom Fim de Semana a Todos!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ipê amarelo

Olá para todos!

Há duas semanas que uma das coisas mais bonitas (na minha opinião) floresceu. Trata-se do ipê amarelo que habita a calçada da minha casa.
Quando vim morar nessa casa imaginem a minha felicidade ao ver que existia essa árvore bem na frente dela. Felicidade que agora divido com vocês!

De Dia










De Noite
Outro espetáculo!




Tabebuia chrysotricha

domingo, 8 de agosto de 2010

As Plantas do Corredor

Olá para todos! Essa semana resolvi postar algumas fotos que mostram o corredor da minha casa. Já deveria ter postado essas fotos antes, porque afinal de contas é dele que fotografo boa parte das plantas postadas no blog.
O corredor a cada dia tem ganhado um vaso novo, e por isso já perdi as contas de quantas espécies tem. Qualquer dias desses tenho que fazer uma lista para me organizar melhor.





Não precisamos necessariamente possuir um jardim para cultivar plantas...sempre podemos transformar a nossa casa em um lugar melhor. A mudança começa por nós!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Flores o Ano Todo

Uma das plantinnhas que mais gosto aqui em casa é a azulzinha. Adoro a textura e a forma de suas folhas, a simplicidade e o lindo tom azul de suas flores, que aliás é minha cor preferida. No meu corredor ela é cultivada em um vaso e está quase sempre florida.








Evolvulus globeratus
Também conhecida como evólvulo é originária do Brasil e pode atingir até 30 cm de comprimento. De folhas ovaladas e aveludadas, produz flores pequenas, mas bastante ornamentais. Aprecia clima tropical e subtropical podendo ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra. A azulzinha pode ser utilizada como bordadura, forração, em jardineiras, canteiros e vasos.

domingo, 1 de agosto de 2010

Abriram!!!

Os botões do amor-perfeito da postagem do dia 15/07 abriram e por isso passei a semana toda tirando fotos das flores. Não me canso de admirá-las! Realmente as suas flores fazem jus ao nome da planta porque são simplismente perfeitas.











Bom fim de semana a todos!!!